Previdência







Preocupar-se com o dia de amanhã é quase que uma obrigação para quem pensa em dispor de uma renda que cubra as necessidades do futuro. Confiar somente na previdência social (INSS) pode ser um tiro no pé, caso algo dê errado.
Além de existirem muitas pessoas que não poupam para aposentadoria, há outras que mesmo poupando, ainda cometem erros que reduzem sua capacidade de poupança ou retarda o alcance da independência financeira.
O que é ser previdente?


 “Previdente” é aquele indivíduo que se previne, que toma medidas antecipadas para evitar transtornos. Mas que transtorno futuro é esse? A provável incapacidade do benefício oficial (aposentadoria do INSS) atender a todos de forma contínua, crescente e igualitária sem mudanças profundas nas regras. 
À primeira vista, previdência privada somente atende àqueles que dependerão de uma aposentadoria complementar ao benefício do INSS. Entretanto, basta um olhar mais profundo sobre as características do produto para se constatar que são excelentes para compor uma carteira de investimento e atendem a todos os públicos desde crianças até adultos, do cidadão que recebe um salário mínimo ao seleto público classificado como “private”.
E que características são essas?
A legislação vigente, desenhada e aprovada baseando-se na regulamentação do mercado de fundos de investimento tradicionais, além de transparência das informações e flexibilidade das aplicações, ainda confere vantagens tributárias aos investidores de PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre).
O PGBL é ideal para quem:
[1] possui renda tributável (assalariado),
[2] é contribuinte da previdência oficial e, além disso,
[3] declara o imposto de renda no modelo completo.
Quem atende todos os pontos anteriores e investe num PGBL tem restituído o imposto de renda retido na fonte pelo empregador sobre o valor da aplicação. Como a tributação do PGBL ocorre no resgate sobre o valor cheio, ou seja, principal investido mais rendimento, o imposto é apenas postergado e não isento. Ou seja, entra na parte de deduções e diminui a mordida do leão.


Já o VGBL é para quem:
[1] declara IR no modelo simplificado,
[2] já contribui com o teto recomendado de 12% da renda num PGBL,
[3] não possui rendimento tributável na declaração de ajuste anual ou
[4] é isento.
Portanto, independente da condição econômica do investidor, previdência privada pode ser uma opção muito vantajosa de investimento devido aos diferenciais tributários e sucessórios, e não ser encarado apenas como aposentadoria. Não é sem motivo esta rápida evolução após a melhor regulamentação desse mercado por parte do governo e da organização do setor. Muito ainda há de ser feito, mas, sob a ótica de investimento, a expectativa é muito positiva. 



Resgatando o dinheiro
Planos de Previdência possuem dois momentos: o da contribuição e o do resgate. O da contribuição é o período de anos que irei investir no plano visando o resgate futuro. O resgate pode acontecer de forma parcial ou total. No resgate total há incidência do IR conforme tabela regressiva ou progressiva definida na contratação do plano.


Invista no seu futuro, "seja previdente"!



Cada vez mais pessoas estão procurando complementar sua aposentadoria da previdência social adquirindo antecipadamente um plano de previdência complementar.
Quanto antes você adquirir um plano de previdência complementar, menor poderá ser a sua contribuição e maior será seu benefício.
O Seguro Previdência possui as categorias: Individual e Empresarial.
  • Individual: um plano que permite você fazer contribuições e acumular recursos para sua própria aposentadoria ou indicar qualquer pessoa como beneficiário. É um investimento interessante e uma ótima oportunidade de planejar o futuro.


  • Empresarial: Implantar um plano de Previdência Privada é utilizar um dos princípios mais modernos de administração empresarial e de retenção de talentos. Sob o aspecto financeiro e mercadológico, é uma excelente ferramenta para as empresas, já que proporciona dedução no imposto de renda de até 20% sobre as contribuições dos participantes do plano. Além de não sofrer incidência de encargos sociais, trabalhistas e previdenciários.

Veja algumas das seguradoras que trabalhamos com previdência privada e seguros: